Site Specif - Apocalipse 1, 11 (ANTÔNIO ARAÚJO)

ARAÚJO, Antonio. A Encenação no Coletivo: desterritorializações da função do diretor no processo colaborativo. 2008. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, USP, Brasil. (p.116-7)

 

Excerto da tese onde Antônio Araújo discorre sobre a apropriação e o uso do espaço em “Apocalipse 1, 11”:

 

 

(...)

 

A ocupação do Presídio do Hipódromo, apesar de inúmeros contratempos burocráticos e de produção, foi a mais elaborada de todas. Além de aprofundarmos os procedimentos de exploração espacial desenvolvidos em O Livro de Jó, acrescentamos a preocupação com o aspecto "energético" ou "vibracional'' do espaço. A entrada no lugar foi preparada com bastante cuidado pelo grupo, contemplando desde uma faxina geral em todas as zonas de circulação até uma limpeza de caráter "espiritual", realizada por especialistas na área.

Houve também, na primeira semana de ensaio no local, a introdução de uma técnica conhecida como "Viewpoints". Esta técnica, proveniente da dança pós-moderna americana e adaptada para o teatro pela diretora Anne Bogart, apresenta princípios que são muito adequados à fase exploratória de espaços não-convencionais. Entre outros aspectos, ela investiga a relação do corpo dos atores com as formas e linhas do lugar, criando um diálogo concreto com a arquitetura. Desenvolvemos, portanto, no processo de ocupação do Hipódromo, os tópicos relacionados aos Viewpoints de espaço: "massas sólidas" (paredes, pisos, tetos, janelas, portas, mobiliário, etc.): texturas; luminosidade; cores; "metáforas espaciais"; "relações espaciais" e topografia.

 

(...)