Estranhamento

EFEITO DE ESTRANHAMENTO

O contrário de efeito de real. O efeito de estranhamento mostra, cita e critica um elemento da representação; ele o “desconstrói”, coloca-o à distância por sua aparência pouco habitual e pela referência explícita a seu caráter artificial e artístico (procedimento). Semelhante ao signo poético que é auto-referencial (JAKOBSON, 1963) e que designa seus próprios códigos, a teatralidade é exageradamente ressaltada quando da produção deste efeito de estranhamento.

            O estranho, categoria estética da recepção, nem sempre se distingue facilmente de outras impressões como o insólito, o bizarro, o maravilhoso ou a intraduzível palavra alemã das Unheimliche (“a inquietante estranheza”). O termo brechtiano Verfremdungseffekt é às vezes traduzido por “efeito de estranhamento”, o que salienta bem a nova percepção implicada pela interpretação e pela encenação e convém mais que distanciamento.

 

(PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro; tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: perspectiva, 1999, p. 119)